terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


DEFESA CIVIL E ASSISTENCIA SOCIAL DE BRAZÓPOLIS ATUAM PARA MINIMIZAR OS RISCOS E ORIENTAR AS FAMÍLIAS ATINGIDAS NAS FORTES CHUVAS

No dia 06/02/2013 quando da ocorrência das chuvas a Equipe de obras da Prefeitura trabalhou até às 2 horas da manhã para socorrer os locais atingidos pelo alagamento e tomar medidas de prevenção para evitar acidentes. Esse trabalho foi fundamental para que fosse registrado somente um caso de lesão, com internação da vítima em Itajubá, na madrugada do dia 07/02.

Na quinta feira de manhã, a Defesa Civil criou duas equipes de vistoria e duas equipes da Assistência Social, que foram a campo para avaliar a dimensão do ocorrido, tomar as medidas necessárias e orientar a população. As equipes de vistoria contavam com um engenheiro civil, um fotógrafo e mais dois agentes que avaliaram os locais de risco, fizeram a interdição de áreas de risco e deram orientação sobre a necessidade das pessoas deixarem os locais ou prédios que, em primeira análise, foram considerados em risco, caso novas chuvas fortes viessem a ocorrer. As equipes de atendimento social contavam com uma Assistente Social para orientar as pessoas que tiveram suas casas interditadas a se alojarem em casas de parentes e amigos. A Assistência Social ainda foi responsável pela verificação das necessidades das famílias e distribuição de roupas, cestas básicas e produtos de limpeza para essas famílias atingidas pelos alagamentos ou deslizamentos de barrancos.

No período do carnaval a equipe de obras e de estradas da Prefeitura esteve de plantão para atender a desobstrução de estradas e outros casos de urgência/emergência.

Após essas medidas iniciais a Defesa Civil está reavaliando os imóveis e, em conjunto com os proprietários, analisando as medidas a serem tomadas, tanto a curto prazo, para sanar os danos causados pelas chuvas dos dias 6 e 7 de fevereiro , como a longo prazo para evitar que esses transtornos voltem a ocorrer no futuro.

A Defesa Civil também já fez o encaminhamento para o Ministério da Integração, através de sistema informatizado e de documentação via correio, da primeira avaliação dos danos verificados e dos valores para reabilitação dos cenários onde tivemos dependências públicas avariadas como: estradas, escolas, pontes, bueiros, estradas, etc.

Esse relato é uma notícia a partir do acompanhamento de fiz dos atendimentos e das visitas e do trabalho como Conselheiro da Defesa Civil, representando a Câmara Municipal.
Vereador José Carlos Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário